20 de Novembro. Dia da Consciência Negra

Para celebrar o dia da Consciência Negra, a Caixa Econômica Federal criou uma homenagem desenvolvida a partir de uma obra do poeta Oliveira Silveira.

A NovaS/B criou um filme com duração de 60″ para homenagear – em especial, os até então – os 14 mil funcionários afrodescendentes da Caixa Econômica Federal.

No comercial, um narrador declama o poema Encontrei minhas origens, que conta a história dos negros no nosso país, da vinda da África escravizado à liberdade. No decorrer imagens, documentos, objetos de torturas são mostrados no embalo de cantos africanos. Quando os cantos se suavizam um personagem rompe as correntes que prendia seus punhos. Essa cena reforça a ideia de liberdade. A narração continua, mas agora é ilustrada por imagens de alegria, dança, tambores e belos personagens negros. O filme termina com o narrador relevando sua identidade: “Sou Délio Martins, um dos 14 mil empregados afrodescendentes da Caixa”.

Confira:

Encontrei minhas origens
Oliveira Silveira

Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros

Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas

Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros

Encontrei
Em doces palavras
Cantos

Em furiosos tambores
Ritos

Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma

Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos

Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.

PS: Esse filme também foi ao ar este ano. Sei lá, ficou tão bom que eu acho que a Caixa ficou com preguiça de criar um novo. 😛

Inspiração: Portal da Propaganda

Uma resposta em “20 de Novembro. Dia da Consciência Negra

  1. Propaganda que respeita, valoriza, e enaltece os Negro no Brasil. A imagem do empregado e Gerente Delio Martins, foi uma sacada inteligente e brilhante.Deveria ser premiada com um prêmio relacionado as Direitos Humanos tendo e vista o todo e a aceitação pelos movimentos sociais. Parabéns a toda equipe produtora.

Deixe um comentário

